Ações

O mercado de investimento em ações atrai cada vez mais pessoas, e esse número de pessoas físicas só vem aumentando, em 2018 passou dos 740 mil e fizeram a movimentação de mais de R$183,3 bilhões de reais.

O que são ações.

Ações são documentos que representam uma parcela do valor das companhias ou sociedades anônimas. Ou seja, uma ação é como se você adquirisse uma parte da empresa.

Quando uma instituição ou empresa decide expandir o seu negócio, muitas vezes precisam buscar mais dinheiro de alguma maneira para isso. Tornando-se assim companhias de capital aberto, e ofertam as suas ações, no mercado para obter esses recursos e consequentemente  a expansão da empresa.

Quem compra essas ações na bolsa de valores, como já falamos está levando uma parte da empresa de terceiros e passa a ser chamado como acionista minoritário. Existem algumas vantagens para quem se torna sócio de empresas listadas na bolsa de valores. Um exemplo disso é que enquanto a entrada ou saída na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrático de alterações de contratos sociais, comprar ou vender uma ação de uma empresa listada em bolsa é um ato feito eletronicamente com poucos clicks.

A liquidez do mercado de ações, permite também ao investidor, ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio ou ação mais atraente, a qualquer momento que desejar.